As estações do Ano – O Outono no Tarot

Você já pensou que dá pra ter a percepção do Outono no Tarot

Pense na seguinte cena…

Uma tarde de outono, você sentada à mesa a tarde, bebendo um chá, lendo um bom livro e reavaliando sua vida até aquele momento. Você ouve um ventinho lá fora que entra pela fresta da janela.

Aquela brisa friazinha que te faz perceber que a intensidade do sol já não é a mesma de ontem, que é necessário desacelerar e fazer as coisas com calma. Mesmo que a ansia esteja te cobrando pra acelerar!!

Estamos no outono aqui no hemisfério sul, O ano começou a poucos dias passados,de acordo com a astrologia, então estamos aí entrando num novo ciclo e por isso fiz esse texto pra falar dessas relações.

As relações entre o tarot, o outono e essa energia de renovação que no nosso caso tem a ver com o recolhimento da natureza, se preparando para a chegada do inverno!

O Outono no Tarot

Como vejo o Outono na leitura das cartas do Tarot

Então pra ler Tarot nós podemos usar diversas referências da observação da natureza e seus fenômenos naturais.

Como exemplos:

A astrologia, que refere-se às energias dos movimentos dos astros que sentimos ou refletimos ou ainda que nos reflete no universo, está presente nas simbologias do Tarot;

As estações do ano que acontecem conforme o movimento de translação que aprendemos lá na escola, são relacionadas aos naipes e mesmo com as simbologias dos arcanos maiores.

Essas relações podem ser usadas para interpretar questões relacionadas a “tempo” ou mesmo trazer características comuns dos símbolos, signigficados com as questões do cotidiano da consulente tratadas durante a leitura.

O outono traz uma ideia, uma energia de recolhimento e preparação para o inverno, como acontece na lua minguante no reino vegetal e animal, a claridade dos dias vai ficando cada vez mais curtos em relação às noites até o solstício de inverno

Esse movimento traz uma ideia de colheita para se preparar para o inverno, ou de recolhimento para uma pausa necessária depois de toda aa gaitação do verão. Tudo faz parte da ciclicidade da vida!

É a natureza dando limite a si mesma através dos seus ciclos. O verão é bom, mas não dá pra ser verão o tempo todo. É preciso esse movimento, recolher e expandir.

O Outono no Tarot nos Arcanos Maiores

Alguns exemplos de arcanos maiores que podemos relacionar com o outono numa leitura!

  • Os Enamorados: mostra a importancia de ouvir o outro e de se comunicar, as trocas feitas pelo ar, pelo mundo mental que assim como no outono acontece na natureza, silenciar e ouvir. Fala tanto desse processo com o outro quanto dentro de si mesma, buscando sempre equilibrar nossos 2 polos, o negativo e o positivo.
  • A carta do Eremita: esse arcano fala de introspecção, de fazer essa limpeza interior no pensamento e no sentimento, o que requer uma pausa. Deixar de dar atenção aos ruidos exteriores para ver o que é de fato importante. Uma solidão autoimposta, um recolhimento natural para se consentrar em questões mais internmas Ela pode ser interpretada como um convite para se retirar do mundo exterior e se concentrar em questões mais internas.
  • A carta da Lua: mais um arcano que pode ser associado ao outono pois mostra uma transição de luz muito potente. A cena mostra um eclipse, quando a lua entra na frente do sol diminuindo sua luminosidade e segue no seu caminho abrindo a luminosidade. Um exemplo de equilíbrio entre o movimento de recolhimento e expansão, demonstrando que nada pe permanente!

O Outono nos Arcanos Menores do Tarot

Nos arcanos menores, podemos associar a estação de outono com o naipe de espadas e ao elemento Ar.

Esse naipe fala das comunicações, fenomeno que só é possivel pelas trocas que acontecem através do Ar. Esse movimento está diretamente relacionado ao período do outono.

Um recurso que demonstra a importancia do recolhimento e de colocarmos limites em nossas relações em todos os aspectos, seja nas relações com o outro ou ainda na relação com nós mesmas (quando escolhemos quais pensamentos vamos alimentar dentro de nós)!

Esse período nos convidar a pensar, elaborar, nos trazer para o presente, nos fazer entrar dentro de nós mesmas. Assim podemos nos desenvolver, ganhar novas percepções para realizar coisas novas, cortar/ trocar ideias velhas por ideias novas.

E assim iniciamos esse processo de restauração da vida no outono,  graças a esses dons do pensamento, da inteligência, pela comunicação e pelo conhecimento.

Você já sabia sobre essas relações??

Me conta se esse conteúdo fez sentido pra você!.

Fica meu convite pra você conhecer minhas redes sociais, tem todos os acessos no meu superior do blog!
Gratidão por estar aqui!

Gratidão por ter assistido até aqui e até o próximo artigo!
Paz . Fabiana Bonora

Para marcar uma consulta comigo clique no botão abaixo e escolha a melhor opção de atendimento!

Deixe um comentário