Você já deve ter ouvido falar sobre A Jornada do Louco pelos arcanos maiores do tarot.
O arcano o Louco, também conhecido como o Tolo ou o Andarilho é a carta que inicia e encerra a sequencia dos Arcanos Maiores do Tarot sendo atribuido a ele o número zero ou o 22.
Essa sequencia marca uma jornada dividida em 22 etapas, cada uma representando um dos Arcanos Maiores do Tarot.
A jornada começa com o Louco, um personagem jovem e despreocupado, caminhando em direção ao desconhecido, com uma mochila nas costas e um cachorro ao seu lado. Ele está prestes a embarcar em uma grande aventura, mas não sabe para onde está indo ou o que esperar.
Ao longo da jornada, o Louco encontra vários personagens e situações que o ajudam a crescer e a aprender. Ele passa por momentos de alegria e tristeza, amor e ódio, sucesso e fracasso.
Cada um dos Arcanos Maiores representa uma fase específica em sua jornada e traz consigo uma mensagem ou lição importante.
Então acompanhe abaixo quais sao os arcanos maiores do tarot e qual o lugar de cada um deles no percurso dessa jornada.
A Jornada do Louco
Tudo começa quando o Louco deixa todo o mundo que conhecia, todo seu passado para trás de forma repentina e torna-se um andarilho, vagando sem destino e sem identidade, rumo ao nada e carregando apenas o básico necessário. Quando se vê diante do abismo ele se entrega ao que sente seu coração e salta
Aqui nasce uma nova pessoa, O Mago, capaz de pensar, imbuida de energia e inteligencia. Essa nova forma de viver percebe os instrumentos que tem a sua disposição para criar. Uma taça, um punhal, um bastão e moedas de ouro. Ele começa a pensar sobre quem é e entender as possibilidades que tem pra seguir seu caminho.
Caminhando ele começa a perceber que tem intuição e capacidade de sentir. Começa a olhar para dentro e perceber o mundo subjetivo. Como Sacerdorisa, ele entende sua dualidade, a dança entre as energias masculida e feminina dentro de si.
Assim ele se vê criativo e entende que tem habilidade de manifestar o que deseja unindo suas forças interiores. Quando Imperatriz, ele cria percebe que também deve cuidar, zelar, proteger e manter vivas as suas criações.
Nesse momento ele organiza suas ações com ordem e estabilidade. O Imperador, senhor de si mesmo, sabe que precisa ser forte para manter sua ação em movimento para que tenha um desenvolvimento saudável e possa buscar tudo que deseja de verdade.
Para se manter firme na caminhada ele percebe que necessita também entender os caminhos da fé, verdade e honra. Como Hierofante, Grande Sacerdote, ele vê a sabedoria vem com o tempo e que a verdade deve ser colocada em prática para que as transformações interiores aconteçam e reflitam nas transformações da terra.
Enquanto caminha ele entende que é importante saber fazer escolhas em todos os momentos. Que quando não se sabe pra onde ir, qualquer caminho serve e que não escolher também é uma escolha. Como Enamorados percebe que há momentos que é importante dizer não.
Nesse momento ele sabe o que deseja e pode seguir a diante com ritmo e confiança. Então segue como Carruagem em busca de realizar seus sonhos e conquistar ou louros das aus vitórias.
Nesse novo momento ele percebe a necessidade da Justiça, que se manifesta na liberdade de ser e deixar ser. Com sua espada elimina os obstáculos do caminho e com a balança pesa a si e e verdade de cada um que encontra no seu caminho. Percebe que quando se corrige se liberta do erro. Então desenvolve valores nobres. Educação, igualdade, fraternidade, nobreza, verdade e honra.
Olhando para si mesmo ele se sente livre para decidir seus caminhos sem precisar de mais ninguém, ele tem as respostas dentro de si. Como Eremita ele alcança o entendimento sobre o tempo e ganha maturidade . Ele vê que existe uma essência interior que não se acaba com o tempo e vê que a vida tem um sentido maior.
A Roda da fortuna girando na Jornada do Louco
Chegando na Roda da Fortuna ele entende que o único dominio que pode alcançar é sobre si mesmo. Que a vida é cíclica, tem momentos bons e ruins, e assim é o destino dos homens no caminho da evolução. Ele reconhece seu lugar e seus limites, sabe qual é seu poder e que, mesmo limitado, pode fazer o melhor possível com aquilo que tem nas mãos e que todas as experiências são importantes para seu desenvolvimento.
Para prosseguir suia jornada ele busca a coragem dentro de si para superar a si mesmo. Encontra então sua Força divina e aprende a dominar sua Força animal. Assim ele se supera e desenvolve uma versão superior de si mesmo ganhando força e vigor para seguir sua jornada.
Nesse processo ele entende que é uma energia espiritual e ilumina-se de dentro dentro para fora. Pendurado ele deseja saber quem é de verdade, qual é sua força espiritual, qual sua essência. Sob um novo olhar ele entende que não é possível viver sem entender sua própria essência, busca um novo sentido mais elevado pra sua vida.
Então ele despede-se do seu passado e passa pela Morte. Vivendo uma grande transformação ele entende que é necessário vivenciar as experiências do fim para que possa começar uma nova história. Ele percebe que é um ser espiritual e que o fim é somente uma passangem para um novo começo.
E, ele ressurge, como filho da divindade para sua vida eterna. Como Temperança percebe que saber medir e dosar é o caminho para encontrar a forma perfeita da felicidade. Ele sabe que ainda não está puro e qie temperar as suas forças é o caminho para chegar ao reino dos céus, a sua essência divina, para a ascensão.
Aqui, na Jornada do Louco, ele inicia uma batalha dentro de si e encara seu inferno interior. Vê como o Diabo se manifesta no seu lado sopmbra e encara sua própria inferioridade, instintos, apegos, vícios. Ele vê suas vulnerabilidades, o que o faz aprisioneiro do mundo material. Ele volta-se para dentro e combate seus demônios interiores e caminha rumo a vitória sobre si mesmo.
Então, nesse processo, sua Torre vai ao chão e com ela seu orgulho e vaidade. Abre um espaço amplo e limpo para reiniciar a construção da sua vida sem amarras, sem prisões. Ele quebra sua prisão e sai das trevas de si mesmo para ser livre verdadeiramente.
Caminhando até o reino dos céus
Agora, o Andarilho segue caminhando livre somente com seu próprio corpo. Não precisa nada além do céu para seguir seu caminho. Ele se purifica diante do firmamento e lava todas as poeiras do passado. Como Estrela, ele vê a simplicidade, a natureza, a beleza de ser quem se é e entende que tem uma missão e um propósito. Percebe sua verdadeira essência e sabe que pertence ao céu.
Então, ele encontra ancestralidade, sua força primitiva que estava adormecida no inconsciente profundo, a magia interior de seu Lua. Ele vê com o coração, com os olhos espirituais e reconhece seu potencial mágico. Toda a força da sua origem vem a tona e gesta agora um novo ser. Ele sabe o valor da sua história e pode caminhar sem medo pelo passado e seguir rumo ao renascimento na Luz
Como uma criança que acaba de nascer, ele sabe agora quem é e de onde veio, conhece sua verdadeira essencia. Ele é consciencia e luz. Sabe quem é sua mãe e seu pai superior. Como Sol ele reconhece sua caminhada até aqui e conhece sua verdadeira identidade.
Então ele é convidado a despertar e receber tudo que é de seu direito, a colher os frutos da sua jornada. Sob o Julgamento ele se levanta e sabe que já é hora de ser feliz.
Então ele levanta, ascente e alcança o seu próprio Mundo. Ele está claramente consciente do reino dos céus, de que sua essência é divina. Reconhecendo que pertençe a um processo de evolução, sabe que é feliz e está pronto a um novo tempo
No final da jornada, ele tem um maior entendimento de si mesmo e do mundo ao seu redor, e está pronto para começar uma nova fase em sua vida. Uma nova jornada num nível mais elevado do que já vivenciou.
Fabiana Bonora
Gratidão!
Pingback: Arcanos Maiores do Tarot - Fabiana Bonora Tarot